“Pare” ganha Festival do Minuto em Macapá

 

O vídeo Pare, produzido por Adriana Abreu, Gisele Mesquita e Marcos Patrick durante a oficina que ministramos na Faculdade Seama, em Macapá, ganhou o Festival do Minuto – Melhor Video de Macapá! Viva! Parabéns!  

O video expõe uma relação de contradições entre uma andorinha, o homem e árvores recém-cortadas no entorno do canal, no centro de Macapá. A andorinha, ou melhor, o casal de andorinhas, se vê obrigado a habitar o semáforo de um importante cruzamento da cidade. Eis o conflito latente entre a urbanização e o meio ambiente, algo a ser pensado e transformado na Amazônia. “Todos somos atravessados de amazônia” do poeta Herbert Emanuel.

O video feito durante a oficina, é iniciativa do grupo Pium Filmes, dentro do projeto Cinema Possível, levado à Macapá por Jiddu Saldanha. A idéia é fazer vídeos de acordo com as condições e vontade de cada um, não importando a sofisticação tecnológica. A partir desse ideal nasceu o vídeo “Pare”.

Com duração de quase 3 minutos, o video recebeu versão reduzida para o Festival do Minuto e está sendo exibido em várias cidades em telas acopladas a um caminhão, o Minuto Móvel. O projeto é patrocinado pela Petrobrás. 

Além das exibições do Minuto, o grupo também organizou exibições públicas na cidade de Macapá, como aconteceu durante a reinauguração da praça Floriano Peixoto, na sessão especial do Cine Mosquito.

Veja abaixo o vídeo na íntegra:

http://www.youtube.com/watch?v=o7StHPkhldI

Veja também a versão premiada no Minuto:

 

http://www.festivaldominuto.com.br/templates/Player.aspx?contentId=8574&simpleText=Adriana%20Abreu&related

E alguns blogs onde a notícia correu: 

http://claudionorsantosmcp.blogspot.com/2009/09/i-sessao-cine-mosquito-na-praca.html

http://chicoterra.ning.com/events/sessao-cinemosquito

http://novopapeldeseda.blogspot.com/2009/09/pare-cinema-possivel-premido.html

Comments are closed.